Compartilhar
Informação da revista
Vol. 36. Núm. 4.
Páginas 759-764 (Outubro - Dezembro 2014)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Visitas
2454
Vol. 36. Núm. 4.
Páginas 759-764 (Outubro - Dezembro 2014)
ARTIGO ORIGINAL
DOI: 10.1016/j.rbce.2014.11.009
Open Access
A busca continuada pela qualidade, visibilidade, interatividade e popularização do conhecimento: o caso da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
The continued seeking for quality, visibility, interactivity and popularization of knowledge: the case of Brazilian Journal of Physical Education and Sport
La búsqueda continua de la calidad, la visibilidad, la interactividad y la popularización del conocimiento: el caso de la Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Visitas
2454
Alexandre Moreiraa,b
a Departamento de Esporte, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
b Editor‐chefe da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Este item recebeu
2454
Visitas

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Resumo

Na tarefa de guiar a RBEFE para caminhos cada vez mais promissores, cabe ao Editor Responsável, Editores de seção e equipe Editorial, definir, traçar, redefinir estratégias e ações, e implementar processos e procedimentos para melhorar cada vez mais a qualidade da Revista. Para um melhor entendimento deste contexto e da gestão da RBEFE, serão apresentadas, nesse artigo, algumas considerações acerca da gestão da RBEFE, bem como abordados os aspectos norteadores da política de desenvolvimento e qualificação da RBEFE, os indicadores e métricas utilizados para o monitoramento e avaliação da percepção da qualidade da RBEFE pela comunidade, e reflexões acerca da tríade autor‐editor de seção‐revisor. Além disso, serão descritas as ações e estratégias adotadas pela RBEFE no tocante ao processo de indexação, submissão, editoração e acessibilidade.

Palavras‐chave:
Gestão
Indexação
Editoração
Acessibilidade
Abstract

The task of guiding the RBEFE through increasingly promising paths is a responsibility of Editor‐in‐Chief, section Editors, and Editorial team, who need to taking actions such as setting and redefining strategies, as well as implementing processes and procedures aiming to improve the quality of the Journal. In this article, some considerations regarding the management of the RBEFE will be presented to improve the understanding of readers and scientific community about this context. Moreover, the main features of the politics of development, the indicators and measures used by RBEFE to monitoring and assessing the perception of the quality, and considerations concerning the author‐editor‐reviewer triad will be presented. In addition, the adopted actions and strategies for indexing, submission, publishing, and accessing will be also described.

Keywords:
Management
Indexing
Publishing
Accessibility
Resumen

La tarea de guiar la RBEFE para caminos a cada vez más prometedores, le corresponde al editor, editores de la sección y el equipo editorial. Estrategias, acciones, implementaciones de los procesos y procedimientos deben ser realizadas para mejorar aún más la calidad de la revista. Para una mejor comprensión de este contexto será presentado en este artículo, algunas consideraciones sobre la gestión de la RBEFE y abordado los aspectos orientadores del desarrollo y calificación de las políticas de la RBEFE, indicadores y métricas utilizadas para el seguimiento y evaluación de la calidad percibida de la RBEFE, y reflexiones sobre la tríada autor‐editor‐revisor. Además, se describirán las acciones y estrategias adoptadas por RBEFE respecto a la indexación, publicación y proceso de accesibilidad.

Palabras clave:
Gestión
Indexación
Edición
Accesibilidad
Texto Completo
Referências
[Anderson, 2008]
K. Anderson.
Scientists use social media.
The Scholarly Kitchen, Wheat Ridge, (2008),
[Barrett, 2011]
Barrett, L. What editors want: a must‐read for writers submitting to literary magazines. The Review Review, Somerville, 2011. Disponível em http://www.thereviewreview.net/publishing‐tips/what‐editors‐want‐must‐read‐writers‐submitti.
[Lane, 2012]
A.M. Lane.
Psychology and the Journal of Sports Science: getting published.
Journal of Sports Sciences, London, 30 (2012), pp. 1325-1327
[Tani, 2007]
G. Tani.
Educação física: por uma política de publicação visando à qualidade dos periódicos.
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, 29 (2007), pp. 9-22
[Van Eperen and Marincola, 2011]
L. Van Eperen, F.M. Marincola.
How scientists use social media to communicate their research.
Journal of Translational Medicine, London, 9 (2011), pp. 199
Copyright © 2014. The Authors
Idiomas
Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas
es en pt
Política de cookies Cookies policy Política de cookies
Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y mostrarle publicidad relacionada con sus preferencias mediante el análisis de sus hábitos de navegación. Si continua navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí. To improve our services and products, we use "cookies" (own or third parties authorized) to show advertising related to client preferences through the analyses of navigation customer behavior. Continuing navigation will be considered as acceptance of this use. You can change the settings or obtain more information by clicking here. Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.