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Vol. 36. Núm. 4.
Páginas 733-739 (Outubro - Dezembro 2014)
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Vol. 36. Núm. 4.
Páginas 733-739 (Outubro - Dezembro 2014)
ARTIGO ORIGINAL
DOI: 10.1016/j.rbce.2014.11.005
Open Access
Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em Educação Física: um processo de construção
Challenges and perspective for the dissemination of research in Physical Education: a process of construction
Desafíos y perspectivas para la difusión de la investigación en Educación Física: un proceso de construcción
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2706
Tânia Mara Vieira Sampaioa,b
a Universidade Católica de Brasília (UCB‐DF), Taguatinga, DF, Brasil
b Editora da Revista Brasileira de Ciência do Movimento
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Resumo

O debate sobre alguns dos desafios enfrentados nos periódicos acadêmicos é intuito deste artigo. Não apenas mencionar dificuldades e impasses, mas apontar caminhos que tem sido trilhado e apresentar algumas possibilidades para que este seja um lugar de encontro e diálogo da área. Nesse sentido, apontam‐se quatro premissas importantes para iniciar a reflexão: perguntar‐se pela corporeidade concreta das pessoas com quem se desenvolve as pesquisas; romper com as pretensões de neutralidade na produção do conhecimento; reconhecer as relações de poder que a pesquisa promove e como quarta premissa a interdependência, sustentabilidade e “emissão zero”. Há muitos avanços, no entanto, a ampliação dos processos de avaliação da pós‐graduação pode melhorar o cenário.

Palavras‐chave:
Periódicos científicos
Ética em pesquisa
Qualis Capes
Pesquisa em educação física
Abstract

The debate about some of the challenges faced in academic journals is purpose of this article. Not only to mention difficulties and impasses, but that point has been trodden paths and present some possibilities for this to be a place of encounter and dialogue area. In this regard, it was pointed out four important premises to start thinking: ask yourself the concrete embodiment of the people develops research; break with the pretensions of neutrality in the production of knowledge; recognize the power relations that promote research and fourth premise as interdependence, sustainability and “zero emission”. There are many advances; however, the extension of the evaluation procedures of the graduate can improve the scenario.

Keywords:
Scientific journals
Research ethics
Qualis Capes
Research in physical education
Resumen

El debate sobre algunos de los desafíos que enfrentan en revistas académicas es el propósito de este artículo. No sólo hablar de las dificultades y los callejones sin salida, pero este punto ha sido caminos trillados y presentar algunas posibilidades para que esto sea un lugar de encuentro y área de diálogo. En este sentido, se señaló cuatro premisas importantes para empezar a pensar: hágase la encarnación concreta de las personas desarrolla la investigación; ruptura con las pretensiones de neutralidad en la producción de conocimiento; reconocer las relaciones de poder que promueve la investigación y la cuarta premisa como la interdependencia, la sostenibilidad y la “emisión cero”. Hay muchos avances, sin embargo, la extensión de los procedimientos de evaluación del posgrado puede mejorar la situación.

Palabras clave:
Revistas científicas
Ética de la investigación
Capes qualis
Investigación en educación física
Texto Completo
Referências
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Copyright © 2014. The Authors
Idiomas
Revista Brasileira de Ciências do Esporte

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