Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:233-9 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.007
Artigo original
As representações sociais dos discentes do curso de licenciatura em educação física na Unemat‐Cáceres/MT sobre o trabalho com o corpo/aluno na escola: olhares para os conteúdos da educação física
Social representations of students of the degree course in physical education in Unemat–Cáceres‐MT about working with the body/student at school: looks for the contents of physical education
Representaciones sociales de alumnos del grado de educación física en Unemat, Cáceres (MT) sobre el trabajo con el cuerpo/alumno en la escuela: perspectivas de los contenidos de educación física
Jonathan Strohera,, , Carlo Ralph de Musisb
a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Curso de Educação Física, Diamantino, MT, Brasil
b Universidade de Cuiabá (Unic), Programa de Pós‐Graduação em Física Ambiental, Cuiabá, MT, Brasil
Recebido 03 Outubro 2016, Aceitaram 08 Fevereiro 2017
Resumo

A presente pesquisa é um recorte do trabalho dissertativo que teve como objetivo encontrar e analisar as representações sociais que os discentes do curso de licenciatura em educação física da Universidade do Estado de Mato Grosso‐Cáceres/MT têm acerca do trabalho com o corpo/aluno na escola. A pesquisa qualitativa efetiva‐se por meio de questionários de evocações livres com o estímulo indutor: “Para você, como o corpo é trabalhado na escola?”, aplicados a 44 discentes, distribuídos entre o sexto, sétimo e oitavo semestres. Desse universo, evidencia‐se que os conteúdos da educação física, em especial os esportes, as danças e os jogos, expresso por 30,5% das evocações, são aqueles que direcionam os trabalhos com os corpos/alunos na escola.

Abstract

This research is an excerpt of dissertation work that had as objective find and analyze the social representations that the students of graduation in Physical Education from the State University of Mato Grosso ‐ Cáceres MT have about the work with the body/student in school. The qualitative research up effective through of questionnaires of free evocations with the inducing stimulus, “for you as the body is tooled at school?” applied to 44 students, distributed between the sixth, seventh and eighth semesters. This universe, it is evident that the contents of Physical Education, especially sports, dances and games, expressed by 30.5% of evocations, are those that direct the work with the bodies/students at school.

Resumen

Esta estudio es una parte de un trabajo de tesis con el objetivo de encontrar y analizar las representaciones sociales que los estudiantes del grado de educación física de la Universidad del Estado de Mato Grosso, Cáceres (MT) tienen sobre el trabajo con el cuerpo/alumno en la escuela. El estudio cualitativo se lleva a cabo con cuestionarios de menciones libres del estímulo inductor: “en su opinión, ¿cómo se trabaja el cuerpo en la escuela?”. Responden a la pregunta 44 estudiantes, distribuidos entre el sexto, el séptimo y el octavo semestres. Este universo, evidentemente los contenidos de educación física, especialmente el deporte, la danza y el juego, expresados por el 30,5% de las menciones, dirigen el trabajo con el cuerpo/alumno en la escuela.

Palavras‐chave
Corpo, Educação física escolar, Conteúdos, Representações sociais
Keywords
Body, School physical education, Content, Social representations
Palabras clave
Cuerpo, Educación física escolar, Contenidos, Representaciones sociales
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:233-9 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.007