Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:32-8 - Vol. 40 Núm.1 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.01.009
Artigo original
Experiência estética e formação inicial de professores: um olhar para o campo da educação física
Aesthetic experience and initial teacher education: a look at the field of physical education
Experiencia estética y formación inicial del profesorado: una mirada al campo de la educación física
Jamile Da‐Cin, , Ricardo Rezer
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Programa de Pós‐Graduação em Educação, Chapecó, SC, Brasil
Recebido 05 Outubro 2016, Aceitaram 11 Janeiro 2018
Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar contribuições da experiência estética para a formação inicial de professores no campo da educação física, a partir de um referencial hermenêutico (Gadamer, 2002, 2005). No primeiro momento, apresentamos uma aproximação com a experiência estética gadameriana. Em seguida, abordamos a experiência estética como horizonte para a formação inicial de professores de educação física. Entendemos que a experiência estética possibilita pensar em um abrir e escutar, ampliar nossos horizontes de mundo. Ressaltamos a ideia de pensar a formação inicial de professores como um cruzamento entre as diferentes dimensões do ser humano, entre elas a dimensão estética.

Abstract

This text aims to present contributions of aesthetic experience for the initial training of teachers in the field of Physical Education, from a hermeneutic reference, (GADAMER, 2002, 2005). At first, we present a brief approach to Gadamer's aesthetic experience. Then we discuss the aesthetic experience as a horizon for initial training of Physical Education teachers. We understand that the aesthetic experience makes possible think of an open and listen, expanding our horizons in the world. We point out the idea of thinking about initial teacher education as a cross between the different dimensions of the human being, between them, the aesthetic dimension.

Resumen

Este texto tiene como objetivo presentar contribuciones de la experiencia estética en la formación inicial de los profesores en el campo de la educación física a partir de un marco hermenéutico (GADAMER, 2002, 2005). Primero, se presenta una breve aproximación a la experiencia estética de Gadamer. A continuación, se aborda la experiencia estética como objetivo en la formación inicial de los profesores de educación física. Entendemos que la experiencia estética permite pensar en un proceso abierto y de escucha, lo que amplía nuestros horizontes en el mundo. Destacamos la idea de pensar en la formación inicial como una mezcla entre las diferentes dimensiones del ser humano y, entre ellas, la dimensión estética.

Palavras‐chave
Estética, Educação superior, Hermenêutica, Educação física
Keywords
Aesthetics, Higher education, Hermeneutics, Physical education
Palabras clave
Estética, Educación superior, Hermenéutica, Educación física
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:32-8 - Vol. 40 Núm.1 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.01.009