Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:226-32 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.012
Artigo original
Vivendo o jogo ou jogando a vida? Notas sobre jogos (digitais) e educação em meio à cultura ludificada
Living the game or playing life? Notes about digital games and education into the ludified culture
¿Viviendo el juego o jugando la vida? Notas sobre juegos digitales y educación en la cultura ludificada
Gilson Cruz Junior,
Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Santarém, PA, Brasil
Recebido 26 Setembro 2016, Aceitaram 15 Fevereiro 2017
Resumo

Este artigo discute a ludificação da cultura, evidencia e problematiza suas implicações no que diz respeito às relações entre jogos digitais e educação. Para isso, orienta‐se pelo seguinte itinerário reflexivo: 1) a ludificação da cultura como erosão do círculo mágico; 2) a formação do sujeito no contexto do século lúdico.

Abstract

This article discusses the ludification of culture, highlighting and questioning its implications with regard to the relationship between digital games and education. For that, guides itself by the following reflective itinerary: 1) ludificação culture as erosion of the magic circle; 2) the subject formation in the context of ludic century.

Resumen

Este artículo trata de la ludificación de la cultura, mientras destaca y cuestiona sus implicaciones respecto a la relación entre juegos digitales y educación. Para ello, sigue el siguiente itinerario de reflexión: 1) la ludificación de la cultura como erosión del círculo mágico y 2) la formación del individuo en el contexto del siglo lúdico.

Palavras‐chave
Jogos digitais, Educação, Cultura, Letramento
Keywords
Digital games, Education, Culture, Literacy
Palabras clave
Juegos digitales, Educación, Cultura, Alfabetización
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:226-32 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.012