Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Editada pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 0101-3289, eISSN 2179-3255) é um dos mais tradicionais e importantes periódicos científicos brasileiros na área de Educação Física/Ciências do Esporte, indexada em indicadores internacionais, reconhecida como B1 no sistema de avaliação Qualis/Capes (2010-2012). Publicada trimestralmente, tem como atuais editores os professores Dr. Alexandre Fernandez Vaz, Dr. Felipe Quintão de Almeida e Dr. Jaison José Bassani.

RBCE: UM NOVO CICLO SE ANUNCIA... NOVOS DESAFIOS POR VIR


Imagem para capa da revista

Recentemente a RBCE assinou um contrato de parceira com a ELSEVIER, uma das mais importantes editoras internacionais de periódicos nas áreas da ciência, tecnologia e saúde. Além disso, a ELSEVIER é proprietária da Scopus, a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares, onde a RBCE, aliás, foi recentemente indexada. A ELSEVIER, a partir do volume 36.3,será a responsável pelo planejamento editorial, projeto gráfico, artes, ilustrações, diagramação, revisão gramatical dos textos em português, inglês e espanhol e revisão tipográfica de cada edição da RBCE. Leia o editorial completo da RBCE 36-1, onde encontrará maiores detalhes sobre essas mudanças e outras políticas editoriais.

Notícias

 

Comunicado 2

 
É do conhecimento da comunidade da Educação Física/Ciências do Esporte que a RBCE foi indexada na Web of Science (WoS) em 2013. Desde então, temos recebido questionamentos sobre o Fator de Impacto da revista, avaliado pelo Journal Citation Reports (JCR). Esclarecemos que a atribuição deste fator somente é feita após decorridos 3 anos da indexação, o que significa dizer que só a partir de 2016 essa métrica estará disponível.  
Publicado: 2015-02-27 Mais...
 

Comunicado 1

 
Temos recebido muitos e-mails solicitando informações sobre o suplemento especial da RBCE, que publicará os 60 trabalhos selecionados pelos GTTs no Conbrace/Conice de Brasília, realizado em 2013. No Editorial da RBCE 36.1, de 2014, informamos à comunidade os motivos do suplemento ainda não estar disponível ao público. Na ocasião, explicamos que os artigos selecionados pelos GTTs, em sua grande maioria, não chegaram à RBCE nas normas e layouts regulares, de maneira que tivemos que refazer quase todo o trabalho de editoração, ou seja, entrar no sistema SOAC, baixar vários artigos, inserir autoria, excluir o template do Conbrace/Conice, escrever para todos os(as) autores(as), receber os textos refeitos, corrigir aquilo que eles não corrigiram etc. Nas condições em que operamos, foi impossível preparar este número especial (que corresponde, na prática a 4 números da RBCE em adição aos regulares, ou seja, a dois anos de publicação em um) e ao mesmo tempo manter a regularidade da RBCE e dos Cadernos de Formação da RBCE. Recentemente conseguimos dar fim a esta empreitada, de maneira que podemos dizer que o suplemento está pronto. Malgrado esta notícia, enfrentamos atualmente uma dificuldade junto aos indexadores, os quais exigem, entre outros elementos, que todos os artigos sejam editorados também no formato XML. Essa operação envolve custos elevados, de maneira que estamos em diálogo para encontrar uma solução viável para a RBCE, para o CBCE, para as próprias bases indexadoras. Nessas circunstâncias, solicitamos aos associados, autores e demais atores do campo um pouco mais de paciência em relação a esta questão que, sabemos, angustia a todos os envolvidos.  
Publicado: 2015-02-27 Mais...
 
Outras notícias...

v. 36, n. 4 (2014)


Capa da revista


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.