EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTE E AVENTURA: UM PERCURSO POR VIAS INSTIGANTES

Alcyane Marinho, Humberto Luís de Deus Inácio

Resumo


Investigações sobre as relações entre a educação física e o meio ambiente ainda são recentes e, com o objetivo de contribuir nesse debate, este texto apresenta reflexões
que extrapolam a compreensão das atividades de aventura como mero processo esportivo formal ou como uma parcela de mercado de trabalho exclusiva e, por isso mesmo,
excludente. Apontamos como fértil a relação entre seres humanos e natureza mediada pela aventura, o que nos permite ressaltar a educação física como um campo do conhecimento que ocupa uma posição privilegiada para as mais diversas intervenções nesse segmento em plena emergência. Nesse contexto, dialogamos com a geografia e com a sociologia, buscando aproximações com esses outros saberes e áreas do conhecimento, destacando o importante papel da educação ambiental.

Texto completo: PDF

Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.