O PENSAMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA CIDADÃ: UM ESTUDO PRELIMINAR

Rosane Kreusburg Molina, Vicente Molina Neto

Resumo


RESUMO: A partir do início dos anos 90 a Secretaria Municipal de Educação – SMED – do Município de Porto Alegre propõe a gestão democrática da escola e uma nova forma de organização do currículo como princípios do projeto político-pedagógico que fundamentam a “Escola Cidadã”. Esse projeto de ensino apresenta novos requerimentos para a prática dos professores da Rede Municipal de Ensino e, como decorrência, justificam uma nova política de Formação Permanente. O diálogo entre as diferentes disciplinas passa a ser condição para a elaboração, sistematização e reflexão dos “complexos temáticos”, o que exige e impõe urgência na (re)construção da identidade das disciplinas como forma de garantir uma relação igualitária na implementação da dinâmica curricular. Para essa (re)construção, no âmbito da Educação Física, a SMED, em parceria com a UFRGS, vem executando sistematicamente vários programas de Formação Permanente. Atividades que têm possibilitado a reflexão sobre a especificidade da Educação Física no currículo escolar e sua contribuição para o projeto pedagógico da “Escola Cidadã”. Assim, o presente texto trata de interpretar e discutir, preliminarmente, o pensamento e as representações dos professores de Educação Física a respeito do papel da Escola, do significado de sua prática docente e o que representa a Educação  Física no contexto da “Escola Cidadã”. 

PALAVRAS-CHAVE: Formação permanente; educação física; escola cidadã.  

The physical education teachers’ views and representations about permanent formation in the context of “escola cidadã”: A preliminary study 

ABSTRACT: From the beginning of the 1990s onwards, the Education Council of Porto Alegre proposed a democratic administration of the city schools and a new form of curriculum organization based on the political-pedagogy of the “Escola Cidadã” (Citizen School). This educational approach posed new requirements for teaching in city schools and, as consequence, demanded a new policy of teachers’ permanent formation. A dialogue among the different school disciplines was a condition for the elaboration, systematization and reflection of the “complex themes”. This demanded urgency in the (re)construction of the identity of the disciplines as a form of guaranteeing an equalitarian relationship in the implementation of the school curriculum. For that (re)construction in the area of physical education, the Education Council in partnership with the Federal University of Rio Grande do Sul implemented several projects of permanent formation. This has allowed reflecting on the situation of physical education in the school curriculum and its contribution for the project of the “Escola Cidadã”. The present study attempts to interpret and discuss the views and representations of the physical education teachers regarding the role of this discipline in school curriculum, the meaning of its educational practice and its significance in the context of the “Escola Cidadã”.  

KEY-WORDS: Permanent formation; physical education; “escola cidadã”.  

Lo que piensan los profesores de educación física acerca de la formación continuada en el contexto de la escuela  ciudadana: Un estudio preliminar 

RESUMEN: Al principio de los años de 1990, la Secretaria Municipal de Educação – SMED – del Ayuntamiento de Porto Alegre propone la gestión democrática de la escuelay un nuevo método de organización del curriculum como principios del proyecto político-pedagógico sobre los cuales se plantea la “Escuela Ciudadana”. Este proyecto de enseñanza presenta nuevas exigencias para la práctica de los profesores de la Red Municipal de Enseñanza y, en consecuencia, justifica una nueva política de Formación Continuada. El diálogo entre las distintas asignaturas pasa a ser condición para la elaboración, sistematización y reflexión de los “complejos temáticos”, lo que exige e impone urgencia en la (re)construcción de la identidad de las asignaturas como forma de garantizar una relación igualitaria en la implementación de la dinámica curricular. Para esa  (re)construcción, en el ámbito de la Educación Física, la SMED, en conjunto con la Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, viene ejecutando sistematicamente algunos programas de Formación Continuada. Esas actividades tienen propiciado la reflexión acerca de la especificidad de la Educación Física en el curriculum escolar y su contribución para el proyecto pedagógico da la “Escuela Ciudadana”. Así, el presente texto trata de interpretar y discutir, preliminarmente, el pensamiento y las representaciones de los profesores de Educación Física respecto al papel de la Escuela, del significado de su práctica docente y lo que representa la Educación Física en el contexto de la “Escuela Ciudadana”.  

PALABRAS-CLAVE: Formación continuada; educación física; escuela ciudadana.


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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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